Conheça os melhores alimentos para a visão.

Conheça os melhores alimentos para a visão.

Desde pequenos, alguns de nós costumava ouvir as pessoas mais velhas dizendo que cenoura e alimentos ricos em vitamina A fazem bem a saúde dos olhos. Hoje em dia existem diversas pesquisas sobre alimentação e visão, que apontam a importância de se alimentar corretamente para ter olhos saudáveis.

Existem diversos alimentos que fazem bem a saúde, especialmente aos olhos, mas você sabe quais são e em que quantidades ou frequência eles devem ser ingeridos? Preparamos esse artigo sobre alimentação e visão para que você tire todas as dúvidas sobre quais são os alimentos e vitaminas são capazes de promover benefícios à saúde ocular. Acompanhe e entenda melhor.

 

Porque a alimentação é importante para a visão?

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis, que sofrem com o chamado estresse oxidativo. Essa é uma consequência do excesso de radicais livres em determinados órgãos, podendo causar o envelhecimento precoce das células oculares. Esse estresse oxidativo ocular é promovido por diversos fatores, como:

  • Exposição excessiva aos raios solares,
  • Alta taxa de consumo relativo de oxigênio,
  • Alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados,
  • Os Fotorreceptores, substâncias que participam da estrutura celular ocular, responsáveis pela captação da luz, e que ajudam a formar a visão.

Por essa razão é importante manter sempre bons hábitos alimentares a fim de evitar esses processos. Muitas pesquisas já comprovaram o papel fundamental da boa alimentação para a saúde dos olhos e diante dessa situação, é importante ter uma ingestão adequada de nutrientes necessários à saúde ocular, como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos.

 

Alimentação e visão, nutrientes e vitaminas fundamentais!

De acordo com especialistas, uma alimentação correta está diretamente ligada a questões indispensáveis para a saúde dos olhos. Dietas restritivas, por exemplo, pode comprometer seriamente a saúde ocular, isso porque as células dos olhos só se multiplicam e trabalham plenamente quando são bem nutridas.

Muitas dessas substâncias importantes não são produzidas naturalmente pelo nosso organismo. No entanto, algumas vitaminas e nutrientes são facilmente encontrados em alimentos e possuem a capacidade de ajudar nesse processo de bom funcionamento.

Prefira alimentos ricos em vitaminas A e E.

Prefira alimentos ricos em vitaminas A e E.

É recomendado que se dê preferência a alimentos ricos em Vitaminas A e E, como a cenoura e alimentos ricos em ômega 3, encontrado na linhaça e o salmão. Os alimentos de origem animal trazem as principais vitaminas fundamentais para a boa visão, como por exemplo:

  • Fígado de peixe,
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Fígado bovino,
  • Carnes e ovos,
  • Leite integral e produtos gorduroso.

A alimentação e visão andam juntas. A ausência de vitaminas e nutrientes pode promover diversos problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção de cores, secura ocular, fotofobia, cegueira noturna e queda da resistência imunológica.

 

Alimentos importantes para uma boa visão!

Existem alguns alimentos que valem a pena serem inseridos na alimentação diária a fim de melhorar a saúde dos olhos, acompanhe quais são eles a seguir:

  • Peixes: são fontes ricas de ácidos graxos, ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E. Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são excelentes estimulantes da boa circulação sanguínea, e sua ingestão frequente faz com que a retina receba oxigênio suficiente.
  • Frutas, legumes e verduras: os alimentos desse grupo de pigmentação amarela e verde costumam ser grandes fontes de carotenoides, substâncias responsáveis pela prevenção da deterioração da mácula, parte do olho responsável pela percepção das cores. Esse nutriente pode ser facilmente encontrado em alimentos como laranja, tangerina, maçã, cenoura, brócolis e couve.
  • Alho e cebola: esses alimentos são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Além de possuírem ação antiviral e microbiana, eles também agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma, uma vez que, a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.
  • Frutas vermelhas: as amoras e cerejas, assim como o morango, a framboesa e outras frutas vermelhas e roxas, são alimentos ricos em antioxidantes, capazes de combater a ação dos radicais livres, além de serem fontes ricas em vitaminas C e flavonoides, substancias que previnem contra a perda de visão e a degeneração macular.
  • Óleo de linhaça: excelente alimento capaz de combater o “olho seco”, isso porque o óleo de linhaça é rico em ácidos graxos, ômegas 3 e 6 e vitamina E.
  • Azeite virgem: outro alimento rico em ômega 3, o azeite de oliva virgem é considerado um poderoso aliado na prevenção da degeneração macular, uma lesão que pode levar à perda irreversível da visão.

 

Frequência alimentar para ter uma boa visão

Acompanhe agora algumas dicas importantes referentes a frequência alimentar para que seja possível uma alimentação e visão saudáveis:

  1. Faça entre 5 a 6 refeições diárias, sem intervalos maiores que 3 h;
  2. Tome sempre um bom café na primeira hora após acordar;
  3. Consuma pelo menos 5 porções diárias de fruta e de hortaliças;
  4. Beba ao menos 1,5L de água por dia;
  5. Prefira sempre peixe ao invés de carne bovina, ingira ao menos 100g de peixe duas vezes por semana;
  6. Prepare os alimentos de maneira adequada evitando o consumo exagerado de gorduras, dê preferencia para a utilização do azeite;
  7. Diminua a ingestão de sal;
  8. Prefira alimentos ricos em fibras como legumes e cereais integrais.

 

Acompanhe também o próximo artigo sobre a “Conjuntive

Gostou das informações? Compartilha a experiência com outras pessoas!