O tratamento para glaucoma vem de longa data. Atualmente, tecnologias e procedimentos avançados possibilitam que essa doença progressiva seja diagnosticada e tratada com sucesso. Enquanto o objetivo geral do tratamento sempre foi o mesmo – reduzir a pressão intraocular (PIO) e a progressão do glaucoma – a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma (MIGS) vem se tornando rapidamente uma abordagem muito aceita para o tratamento de glaucoma.1

Avanços no tratamento do glaucoma

O glaucoma é tratado principalmente com colírio sob prescrição. Se o glaucoma do paciente progredir ou o paciente deixar de responder ao tratamento com colírio, a solução indicada é a cirurgia. Essas soluções cirúrgicas são, em geral, altamente invasivas, requerem longo tempo de recuperação, e podem ocasionar complicações em longo prazo.

Com o avanço tecnológico, têm emergido técnicas menos invasivas e capazes de melhorar o perfil de segurança da cirurgia de glaucoma. Esse contexto gerou mais opções cirúrgicas para pacientes interessados em um tratamento eficaz de glaucoma que não dependem apenas do uso contínuo de medicamento sob prescrição.

Uma revolução no tratamento do glaucoma

Com o desenvolvimento do iStent®, a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma (MIGS) tornou-se a abordagem preferida para o tratamento do glaucoma por muitos oftalmologistas e seus pacientes.

Realizada no mesmo momento da cirurgia de catarata ou como um procedimento isolado, a colocação do iStent® tem comprovada eficácia na redução da pressão intraocular, com um excelente perfil de segurança, poucas complicações e menor tempo de recuperação.2

O iStent® pode também reduzir a necessidade de medicamentos, conforme determinado pelo oftalmologista. A maioria dos pacientes que receberam o iStent® em um estudo multicêntrico, randomizado e prospectivo nos Estados Unidos permaneceu sem medicamento por 12 meses.3 Outros benefícios associados a esse tratamento inovador incluem:

  • trauma mínimo no tecido–alvo
  • redução eficaz da pressão intraocular
  • excelente perfil de segurança
  • recuperação rápida

 

1. Marketscope 2015
2. Craven, E. Randy et al. J. Cataract Refract Surg. 2012; 38 (8) 1339-1345.
3. Samuelson TW, Katz LJ, Wells JM, et al. Avaliação randomizada do stent micro-bypass com facoemulsificação em pacientes com glaucoma ou catarata. Oftalmologia. 2011;118:459-467.

 

Fonte: Glaukos