A medicina tem avançado muito nas últimas décadas e tem conseguido minimizar os efeitos da passagem do tempo para o organismo humano. Por isso, é possível lutar contra a presbiopia, a deterioração da capacidade de enxergar que acontece com o passar dos anos.

Isso ocorre quando os olhos, aos poucos, não têm mais a mesma força para visualizar os itens a uma distância curta. Essa doença costuma se manifestar em torno dos 40 anos. No entanto, ela passa a atingir a maioria dos indivíduos em alguma magnitude uma década depois.

 

Fatores que levam a Presbiopia

De modo geral, a Presbiopia tem a ver com o envelhecimento habitual do corpo e organismo humano. Tudo porque o cristalino, que se parece com uma lente de contato, modifica a sua maneira de atuar para aprimorar a visualização de imagens, especialmente, para identificar o que está por perto.

Por causa disto, a ação do cristalino se torna bem mais lenta com o envelhecimento dos grupos musculares a sua volta. Portanto, ele procura se ajustar como pode, reduzindo a qualidade deste processo. Consequentemente, o poder do campo de visão é impactado.

 

 

Condições de risco para desenvolver o problema

Faixa etária

Pessoas que estão com 50 anos ou mais tendem a sofrer algum nível da presbiopia. E é fundamental contar com acompanhamento médico.

 

Estado clínico

Quem sofre com a anemia, ou diabetes e problemas do coração pode ter o surgimento desta enfermidade antecipado.

 

Remédios

A medicação mais pesada também pode alavancar a possibilidade de ter presbiopia antes de completar o 40º aniversário.

 

Dieta alimentar

As mulheres que não possuem bons hábitos alimentares podem apressar esse problema. Por isso praticar atividades físicas e fazer uso de uma alimentação saudável são decisões importantes e necessárias.

 

 

Sintomas da Presbiopia

Como citado anteriormente, é preciso ficar atento (a) a estes sinais, especialmente, as pessoas que já tiverem 40 anos.

1 – Pálpebras cansadas

2 – Ardência nos olhos

3 – Exaustão

4 – Fortes dores na cabeça

5 – Deixar o livro afastado para enxergar melhor

 

 

Como tratar a presbiopia?

Infelizmente, a medicina ainda não encontrou uma forma de driblar completamente os efeitos da Presbiopia. No entanto, essa questão pode ser sanada e combatida com as ferramentas adequadas. Confira abaixo:

 

Lentes ou óculos

Segundo especialistas, os óculos são a maneira mais fácil de solucionar qualquer dificuldade de visão. Já as lentes desempenham a mesma função do cristalino, facilitando a sua atuação. As lentes são práticas, porém, tem um limite de tempo para permanecer com elas.

Normalmente, as lentes indicadas para lidar com a Vista Cansada são modelos positivos. Isso significa que possuem grau extra para compensar a Presbiopia. Caso haja algum dano à capacidade de enxergar, além da doença em questão, a lente desempenha o papel de “zoom”, a fim de aproximar o cenário e não exigir esforço demais.

Com relação às lentes de contato, a finalidade é bem parecida. Todavia, elas não ficam a mostra, o que faz com que sejam preferidas por alguns pacientes. O ideal é que o instrumento usado se adeque a rotina do paciente.

 

Cirurgia refrativa

Trata-se de uma técnica com a função de resolver falhas, como, por exemplo, a miopia, a hipermetropia e até o astigmatismo através de um processo para alterar a estrutura córnea. Mas, esse modelo de trabalho não gera a cura da Presbiopia. A região aprimorada é a córnea e não necessariamente o cristalino.

 

Radiofrequência

Esse procedimento minimiza a dificuldade de enxergar através de uma modificação na córnea. Contudo, existe um tempo de validade para essa melhoria persistir. Eventualmente, o paciente volta a lidar com a piora no quadro.

 

Cirurgia Facorefrativa

Basicamente, o paciente troca o seu cristalino natural por um similar artificial. O substituto é feito com acrílico e é destinado para quem sofre com a catarata. Todavia, esse procedimento ainda desperta alguns questionamentos entre os médicos e não é apoiado por todos da área de saúde.

 

Se a Presbiopia não for tratada apropriadamente?

E se o paciente, simplesmente, não descobrir que está sofrendo com a Presbiopia ou optar por não fazer absolutamente nada? Bom, ele sentirá a evolução do quadro. Gradativamente, essa situação vai se tornar um empecilho no seu trabalho, nos afazeres domésticos e potencializar todos os sinais.

 

Expectativa para o paciente

Com uma percepção prévia do problema, é relativamente simples contornar o caso de Presbiopia e impedir que isso se transforme em um obstáculo gigantesco na sua rotina. Normalmente, o paciente eleva o grau dos óculos após os 40 anos, mas isso se normaliza aos 60 ou 65 anos.

 

Veja também: Degeneração macular relacionada à idade

 

Gostou do artigo? Compartilha com outras pessoas, talvez possa ajudar!