Se existe um problema comum que atinge pessoas de diversas idades e incomoda muito é a conjuntivite. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre essa doença ocular desconfortável.

Saiba o que a conjuntivite e como trata-la

Saiba o que a conjuntivite e como trata-la.

Entenda mais sobre a conjuntivite

A conjuntivite é uma alteração do estado de saúde ocular caracterizada por uma inflamação de uma membrana transparente e muito fina que cobre a parte da frente do globo ocular, o branco do olho, e o interior das pálpebras. Essa membrana é chamada conjuntiva. De um modo geral, a conjuntivite pode durar por um período de 1 a 2 semanas, não sendo comum deixar sequelas.

Normalmente a conjuntivite atinge os dois olhos, mas nem sempre ao mesmo tempo. Alguns tipos de conjuntivite são contagiosos e outros não, sendo a conjuntivite viral a mais recorrente.  Ela pode ser transmitida pelo contato direto com pessoas ou objetos contaminados, além disso, essa contaminação pode acontecer com maior facilidade em ambientes fechados como escritórios, escolas e creches.

Geralmente a conjuntivite é causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus e costuma aparecer mais frequentemente no verão. Apesar de não se tratar de uma doença grave ela pode ser classificada como intensa ou constante e causa muito incômodo, por isso, alguns cuidados são necessários para que essa doença não se transforme em uma epidemia.

 

Tipos de conjuntivite, causas e tratamentos

Apesar de existirem vários tipos de conjuntivite, listaremos abaixo as mais comuns, descrevendo sintomas, causas e tratamento.

 

  1. Conjuntivite alérgica

Esse tipo de conjuntivite, chamada alérgica, ocorre quando alguma substância/alérgeno entra em contato com os olhos. As mais comuns a causarem reações alérgicas são: mofo, pó, pelos de animal, pólen e outros.

A conjuntivite alérgica não é contagiosa e por isso não é preciso se ausentar da escola ou do trabalho. Assim como também não há a necessidade de utilizar objetos individuais, como roupa de banho e cama.

Na maior parte das vezes, as pessoas que sofrem com a conjuntivite alérgica também apresenta coriza e espirros que causam grande coceira.

 

  1. Conjuntivite bacteriana

Um tipo de conjuntivite menos comum são as causadas por bactérias que normalmente se encontram no convívio humano.

A transmissão desse tipo de conjuntivite acontece quando uma secreção ocular contaminada entra em contado com a superfície ocular sadia. Ou seja, é preciso que haja o contato direto para que a transmissão da conjuntivite bacteriana ocorra. Por essa razão, dividir toalhas e roupas e cama pode ser um fator de risco.

Mesmo a conjuntivite sendo um problema nos olhos, essa secreção contaminada pode estar por ser encontrada em todo o corpo. O tratamento mais adequado nesse caso são os colírios a base de antibiótico.

 

  1. Conjuntivite fúngica

Esse  tipo mais raro de conjuntivite, acontece geralmente quando uma pessoa machuca os olhos com madeira ou lentes de contato. Nesses casos é importante buscar ajuda de um oftalmologista o quanto antes.

Tipos de conjuntivite e tratamentos disponíveis.

Tipos de conjuntivite e tratamentos disponíveis.

 

  1. Conjuntivite viral

A conjuntivite viral é o tipo mais comum de conjutivite e geralmente é provocado pelo adenovírus. De um modo geral esse tipo de conjuntivite vem acompanhado se sintomas comuns de resfriado e virose.

Essa espécie de conjuntivite é altamente contagiosa, e pode ser passada através de secreções oculares contaminadas, assim como a bacteriana. Por exemplo, se uma pessoa contaminada colocar a mão nos olhos e logo após essa ação tocar em um objeto, que outra pessoa entrará em contato, ela pode se infectar. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite viral não é transmitida pelo ar.

A conjuntivite viral começa em um olho e dentro de no máximo dois dias, contamina o outro, sendo autolimitada com resolução espontânea  entre uma semana a 20 dias , não havendo  necessidade de realizar tratamento  especifico. No entanto, na maioria dos casos o médico oftalmologista pode recomendar o uso de um colírio a fim de amenizar os desconfortos.

Lembrando que algumas conjuntivites virais podem desenvolver complicações como pseudomembranas e infiltrados ceráticos que além de dor, causam baixa visão e extremo desconforto, necessitando de avaliação oftalmológica especializada.

 

Gostou do artigo? Curte, comenta e compartilha a experiência com outras pessoas.