Nos dias de hoje é comum que crianças, jovens, adultos e até idosos passem muito tempo diante de telas: computador, tablets, notebook e celulares. Em função disto, uma série de doenças decorrentes da vida moderna tem se propagado pelo mundo. Por acaso, você conhece a Síndrome da Visão do Computador?

Sabe quando você nota que os olhos estão ressecados, há dificuldade em focar na tela do PC e se está com dores horríveis de cabeça? Esses são sintomas clássicos da doença, que pode atingir qualquer um que fica mais de 120 minutos na frente de uma máquina sem fazer nenhum intervalo.

 

 

Sendo assim, esses indivíduos podem sofrer com problemas pontuais, mas que tem tudo para se desenvolver se o tempo consecutivo à frente do computador não for reduzido posteriormente.

Fatores que levam a Síndrome da Visão do Computador

Caso você não saiba, os monitores são feitos de pontos micros, onde os olhos não tem a capacidade de focar totalmente. Para deixar a imagem visível, o sujeito necessita focar e refocar, esse processo constante faz com que a parte muscular do seu olho fique bem desgastada.

Além disso, muitas pessoas se esquecem de piscar quando estão na frente do computador, atingindo uma quantia até quatro vezes inferior do que no seu cotidiano. As piscadas possuem uma grande relevância no ato de lubrificar os olhos, impedindo que seu campo de visão fique turvo e ressecado.

Vale destacar que essa síndrome ainda pode se tornar mais complicada quando está vinculada a outras questões, como, reumatismo ou desequilíbrio dos hormônios. Esse quadro pode desencadear uma ulcera e até a perda da visão aos poucos.

 

Como evitar a Síndrome da Visão do Computador?

Para saber como não sofrer com essa enfermidade dos tempos modernos, é essencial prestar atenção nos seguintes sinais:

  • Olhos pesados
  • Vermelhidão nos olhos
  • Irritabilidade
  • Tensão no corpo
  • Dificuldade de visualizar a tela e ao redor
  • Olhos bem ressecados
  • Coceira
  • Dores de cabeça

Agora que você já conhece os sinais de alerta, é valido aprender algumas formas de prevenir esse problema, não é? Afinal, trata-se do seu bem estar físico e mental!

1 – Para cada hora de trabalho ou lazer diante do PC, pare por 5 minutinhos para andar, se hidratar, alongar o corpo e fixar sua visão em outro ponto.

2 – É ideal não ficar totalmente no escuro usando a sua maquina, mas também fuja dos reflexos da luz do sol na tela.

3 – Lembre-se sempre de piscar quando estiver usando o computador.

4 – Não use luzes colocadas de forma direta nos olhos. Ou seja, dispense as luminárias e abajures por perto.

5 – Não instale o seu computador, tablet ou notebook em locais muito próximos do ar-condicionado ou correntes de vento. Esses dois elementos tendem a deixar seus olhos bem secos.

6 – Sempre que possível, faça uma limpeza no seu computador para não dificultar a visão.

7 – Mantenha a tela entre 50 a 65 cm de seu rosto. O grau de inclinação de seu monitor deve ficar em até 20º, no máximo.

8 – Jamais deixe a sua tela acima do seu campo de visão. Mesmo que sejam apenas milímetros, isso pode fazer a diferença e deixar o grupo muscular em uma situação desconfortável. Além disso, pode causar dores de cabeça, no pescoço e até nos ombros.

9 – Óculos e colírios são indicados para os usuários de mais idade que estão lendo ou trabalhando com afinco no computador. Esses utensílios são ótimos para manter o foco na leitura ou vídeo.

 

Existe tratamento para a Síndrome da Visão de Computador?

De acordo com especialistas, a forma correta para escapar da Síndrome da Visão de Computador é a utilização de produtos para umedecer os olhos. Além disso, o usuário vai precisar tomar uma medida muito simples: ficar longe do computador para dar um descanso as suas vistas.

 

Caso você trabalhe e tenha que ficar bastante a frente de uma tela, o ideal é piscar com freqüência e relaxar alguns minutos olhando para o seu horizonte ou para o lado contrário, tudo para relaxar os músculos.

Quando ocorre uma diminuição no poder focal, o tratamento deverá ser realizado com a utilização de lentes e/ou óculos, sempre seguindo as recomendações de um médico de confiança.

Veja também: Descubra como tratar a Presbiopia

 

Gostou desse artigo? Compartilha a experiência com outras pessoas!