Quando a mamãe está à espera de uma criança, a expectativa é que a gestação e o parto aconteçam de maneira tranquila e o seu bebê possa vir ao mundo de maneira saudável e sem nenhum tipo de complicação. Logo após o nascimento, o neném precisa de todo o amor e carinho dos pais, mas também de alguns cuidados médicos e exames que são naturalmente necessários, como, por exemplo, efetuar o teste do reflexo vermelho (TRV).

Basicamente, o Teste do Reflexo Vermelho, popularmente chamado de Teste do Olhinho, se trata de um exame com o objetivo primordial de descobrir se existe algum tipo de doença visual na criança que acabou de chegar ao mundo. Esse exame pode facilitar a descoberta da catarata e ainda do etinoblastoma. Então, para evitar qualquer tipo de complicação futura, é melhor optar pela prevenção.

Cuidados necessários com a visão do bebê.

Cuidados necessários com a visão do bebê.

 

No entanto, vários outros problemas também podem ser monitorados desde os primeiros dias de vida, através de uma aplicação do teste e revelado com um diagnóstico de qualidade das leucorias. Esses males são os seguintes:

  • Persistência Primária do Vítreo Hiperplásico (PVPH),
  • Toxoplasmose e Toxocaríase,
  • Altas Ametropias
  • Retinoblastoma
  • Descolamento de Retina, Hemorragia Vítrea,
  • Doença de Coats,
  • Leucoma e o
  • Retinopatia da Prematuridade,

 

 

Como é realizado o Teste do Reflexo Vermelho?

Vale salientar que esse teste do Reflexo Vermelho carece ser efetuado ainda na primeira visita da criança ao seu médico e refeito novamente com 120 dias, 180 dias e aos 365 dias. Além disso, essa mesma avaliação precisa ser realizada quando a criança completar os 24 meses, ou seja, 2 anos.

A boa notícia para as mamães e os papais é que não se trata de um processo invasivo. É algo de execução muito simples somente com a utilização de um oftalmoscópio. Isto é, um item portátil, o que significa que também não representa nenhuma despesa elevada e com duração bem breve.

O teste do Reflexo Vermelho tem a ver com a emissão de uma luz a partir de um instrumento médico diretamente nos olhinhos do pequeno paciente. O reflexo da luz em uma tonalidade vermelha e contínua ocorre quando nenhum tipo de enfermidade é apresentado.

Assim, o reflexo em uma cor mais avermelhada, alaranjada ou amarelada indica que os elementos da parte interna do olho (a córnea, a Iris, a retina, o cristalino, a pupila, entre outros) estão totalmente transparentes. Desse modo, se oportuniza que toda retina acabe sendo preenchida de modo normal.

Quando algum tipo de problema é percebido, é comum que a luz não seja refletida nas tonalidades citadas anteriormente. Assim, o resultado conta com modificações que se manifestam na tonalidade e ainda na simetria binocular.

Faça o teste do reflexo vermelho no bebê.

Faça o teste do reflexo vermelho no bebê.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o teste do Reflexo Vermelho não é a única analise que deve ser feita ainda nos primeiros momentos de vida do bebê.

Isso porque também é indicada a realização de uma bateria de procedimentos antes dos cinco anos durante as visitas ao médico. Tudo isso deve ser feito com verificações da parte externa ocular e também da pálpebra, a análise da mobilidade visual, além do diagnóstico de estrabismo através do Teste de Hirscheberg. Outra necessidade é efetuar o Teste de Cobertura Alternada e o Teste de Snellen a fim de que a criança cresça da melhor maneira possível.

Caso se perceba algum tipo de variação nos testes realizados, o especialista, que está acompanhando o desenvolvimento do (a) pequeno (a), poderá dar o devido encaminhamento para um monitoramento especifico com um oftalmologista. 

 

 

Cuidado da visão é um direito adquirido da criança

É essencial que os pais tenham a noção de que o a realização do Teste de Reflexo Vermelho e outros exames para avaliar o poder de visualização infantil se refere a saúde básica e é assegurado em todo o território nacional.

Sendo assim, se trata de um direito ser submetido a testes com estas características. E, em uma eventual alteração nos resultados, é responsabilidade das autoridades oportunizar o acesso aos meios adequados, visando que o pequeno paciente tenha o devido tratamento, visando minimizar qualquer dano ocular.

Por fim, é fundamental também considerar o cuidado a curto, médio e longo prazo, uma vez que o monitoramento do crescimento de uma criança é algo indispensável tanto para diagnosticar algum tipo de problema congênito, bem como para tomar as medidas preventivas.

 

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar a experiência com outras pessoas!