Resultado de imagem para cilios postiço

Com a grande quantidade de tutoriais de maquiagem na internet, o uso dos famosos cílios postiços tem se tornado cada vez mais popular entre as mulheres. Com a pretensão de aumentar os cílios naturais, os cílios sintéticos promovem um efeito especial na maquiagem, trazendo intensidade para olhar, proporcionando um resultado estético que chama bastante atenção.

 

Porém o uso constante ou incorreto do produto pode causar grandes problemas para a saúde dos olhos. A região próxima aos olhos são áreas muito sensíveis e que precisam do máximo cuidado e higiene.  Por esta razão é essencial ter atenção quanto à qualidade dos produtos que forem aplicados nesse local.

 

Conheça os perigos

 

Existem diversos problemas que são desencadeamos devido ao uso dos cílios postiço. A maioria desses transtornos são causados pela cola utilizada para fixar os cílios.  Muitas pessoas podem ter alergia a algum dos componentes da fórmula, por isso é importante fazer o teste antes de utilizar o produto. O procedimento deve ser feito na pálpebra superior para avaliar se há algum tipo de alergia de contato.

 

Ao utilizar cílios sintéticos é importante ter bastante atenção para que a cola não caia dentro dos olhos, pois devido aos efeitos tóxicos, podem ocorrer inflamações na córnea como a “ceratite”, uma inflamação que é provocada por elementos químicos encontrados na cola e age como uma “queimadura química”, que pode provocar a redução da visão em casos mais graves.

 

Algumas maquiadoras e blogueiras ensinam a colocar os cílios postiços por baixo dos naturais (internamente). Métodos como esse não são indicados pelos oftalmologistas, visto que aumenta as chances da cola entrar em contato com a conjuntiva ou a córnea, provocando irritação e vermelhidão ocular.

 

Entre os problemas que os cílios postiços podem causar estão a conjuntivite, pálpebras inchadas e Infecções oculares. Outra complicação que pode acontecer devido ao mau uso dos cílios sintéticos é a queda dos cílios naturais. Por conta da pressão que o produto opera sobre a raiz dos cílios, pode ocorrer a queda ou quebra do fio natural, e até mesmo a perda total do fio. A queda também costuma acontecer no momento da remoção dos cílios sintéticos. Utilize sempre um bom demaquilante para facilitar o desprendimento um do outro e puxe com cuidado.

 

A conjuntivite é um dos perigos do uso incorreto dos cílios sintéticos.

A conjuntivite é um dos perigos do uso incorreto dos cílios sintéticos.

 

Novidades do Mercado

Por conta deste problema, algumas mulheres estão recorrendo ao alongamento de cílios. Este procedimento apesar de ser realizado por um profissional, também necessita de cuidados, segundo a Academia Americana de Oftalmologia. A colocação errada dos fios ou a má qualidade do produto podem causar infecções graves, devido à presença de formaldeído (componente químico) na composição.

 

A técnica conhecida como “fio a fio” tem feito muito sucesso, principalmente entre as famosas. Mas antes de colocar é preciso saber se a usuária tem alergia ao material ou se possui doenças na superfície ocular. Outra dica importante sobre a técnica fio a fio é que as adeptas dessa técnica, devem realizar pausas periódicas de no mínimo dois meses.

 

Técnica fio-a-fio

Técnica fio-a-fio

 

Apesar do modismo, a utilização dos cílios postiços ainda é indicada apenas para ocasiões especiais. No dia a dia, prefira utilizar máscaras de cílios que aumentem os volumes dos fios, caso seus cílios sejam muito ralos. Mas para quem não quer abrir mão de um olhar marcante, lembre-se de utilizar o produto com cautela, dando preferência para os do tipo individual (pequenos tufos). E não se esqueça de sempre realizar a higiene correta das mãos e da pele antes de começar a aplicação.

 

Caso haja alguma irritação com a utilização da cola, lave com água abundante imediatamente e utilize soro fisiológico. Se os sintomas persistirem, procure o seu oftalmologista.