Nos dias de hoje, as pessoas estão bem mais conscientes a respeito da importância de realizar consultas e exames com frequência. No entanto, os olhos ainda tendem a receber uma atenção abaixo do necessário, uma vez que são elementos vitais para o dia a dia de qualquer um. Entre os problemas que podem comprometer a sua visão é essencial se precaver com relação à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

De maneira as básica, a Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma enfermidade que atinge a parte central da retina  desenvolvendo  uma perda gradativa da visão.

 

Os especialistas pontuam que este é um dos fatores mais recorrentes que leva as pessoas acima dos 50 anos a cegueira. Além disso, os depósitos, gerados pelo metabolismo ineficaz na retina, são diagnosticados através de testes de mapeamento retina.

Segundo as informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, há duas formas desta doença se manifestar:

 

 

Degeneração macular relacionada à idade seca

Basicamente, essa versão da doença é mais comum e menos grave. Assim, a DMRI atrófica ou seca acaba por reunir 90% dos diagnósticos da enfermidade.

Quando ela se manifesta, os depósitos estão situados na parte central podendo evoluir de forma lenta para atrofia, resultando na deterioração da capacidade de enxergar.

Estes casos devem ser acompanhados pelo oftalmologista de forma regular e grande maioria dos pacientes se beneficia com o uso de complementos vitamínicos oculares que contenham luteína .

 

 

Degeneração macular relacionada à idade úmida

A Degeneração macular relacionada à idade úmida se caracteriza por uma gravidade maior. Quando acontece uma constituição de vasos de sangue com péssima qualidade, debaixo da retina, eles passam a se chamar de membrana neovascular e conduzem a uma deterioração acelerada e definitiva da capacidade de enxergar.

Para combater esse avanço tão fulminante, há métodos com laser e  aplicações medicamentosas intravitrea na tentativa de contenção da doença e do surgimento destes novos focos de problema. 

 

 

O que pode provocar a Degeneração Macular Relacionada à Idade?

Ainda conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, essa enfermidade tem origem multifatorial , variando de motivos de ordem hereditária, metabólica e até do ambiente onde paciente se encontra.

A permanência de modo exagerado a radiação do sol está vinculada ao aparecimento deste mal. Pessoas com o tom da pele e olhos mais claros, bem como aqueles que fumam cigarro são alvo mais suscetíveis a esse problema.

Além disso, a herança genética e a faixa etária do cidadão, uma rotina alimentar rica em gordura e as enfermidades ligadas ao coração também facilitam o aparecimento desta doença.

 

 

Conheça os principais sintomas de a Degeneração Macular Relacionada a Idade

 

 

De modo geral, o principal sinal que a enfermidade gera é uma disparidade bem no centro do campo de visão. Com o avançar deste quadro clínico, esse borrado se transforma em uma degradação da capacidade de ver.

 

 

O que fazer para evitar esse problema na visão?

Devido à seriedade do problema é preciso que o paciente com o diagnóstico da doença seja avaliado pelo oftalmologista regularmente, e dependendo da gravidade do quadro , avaliações periódicas com o retinológo devem ser solicitadas

Outras ações para impedir o surgimento desta doença são bem simples e podem ser efetuados por conta própria, são elas: uso regular de óculos escuros, passar longe do tabaco e manter uma dieta alimentar bem equilibrada.

 

Principais tratamentos

Os tratamentos para aplacar os efeitos desta temida doença mudam conforme a maneira de avanço (seca ou úmida) e também da etapa de disseminação dos danos ao fundo dos olhos. As tentativas variam desde a mudança na rotina alimentar, uso de polivitamínicos oculares especifico, realização de fotocoagulação a laser  e injeção de medicamentos intraoculares.

 

Exames para identificar a DMRI

O diagnostico da DMRI é realizado inicialmente pelo mapeamento de retina  devendo se realizar a angiofluoresceinografia e a tomografia  coerência óptica para complementação diagnostica e determinação de tratamento mais adequado.

 

É possível recorrer às cirurgias?

 Alguns pacientes, se beneficiarão com a  injeção intravitrea e a fotocoagulação retiniana, ambos visando a contenção e controle da doença  . Esse primeiro é realizado em centro cirúrgico enquanto o laser é realizado em consultório, ambos sob supervisão do retinólogo.   

 

Esse artigo foi útil? Compartilhe a experiência!